segunda-feira, 30 de julho de 2012

Festa Literária de Paraty 2012

Foi com imensa alegria que participei, pela primeira vez!, da linda Festa Literária de Paraty que, em julho deste 2012, completou dez anos! Viva!
Ao longo de todo ano, a Flipinha, o eixo educativo da FLIP, voltado à literatura para crianças e jovens, desenvolve, através da Associação Casa Azul, um trabalho maravilhoso de formação de leitores e mediadores de leitura, além de oferecer apoio pedagógico a cerca de seis mil alunos e seiscentos educadores da cidade de Paraty e entorno. Um trabalho imenso e abrangente que se reflete nos resultados que pude ver ao participar da Ciranda dos Autores. No dia 04 de julho, eu e o também escritor e ilustrador Guto Lins, participamos de um delicioso bate-papo com as crianças sobre "Palavras e Imagens". Que emoção quando entrei na tenda da Flipinha e vi todas aquelas crianças com os meus livros nas mãos e perguntinhas escritas em pedacinhos de papel! Não deu tempo de responder tudo, claro... por isso nos dias seguintes visitei duas escolas que haviam adotado meus livros: o Educandário Torres Pádua e a Escola ETHOS, onde pude conversar mais com as crianças e as professoras - bom demais! Mas emoção ainda maior, que confesso me levou às lágrimas, foi assistir a encenação que os pequenos da escola ETHOS fizeram sobre o meu livro "Um fio de Amizade". Olha que lindo o cenário que eles produziram:


Além disso participei também da mesa com todos os autores convidados da FLipinha, em que lemos e conversamos sobre o autor homenageado deste ano: Carlos Drummond de Andrade.


Bom também, além de estar na linda cidade de Paraty cercada de livros por todos os lados foi encontrar na Praça Central, além das famosas árvores "pés de livro", vários personagens famosos da literatura infantil e juvenil, produzidos por artesões e artistas locais, lendo! E olha a surpresa ao ver o que o Visconde de Sabugosa estava segurando nas mãos: Bonifácio, o porquinho!!!


Que felicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário