terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Oficinas de Leitura de Imagens: aprimorando o olhar sobre as imagens dos livros de Literatura Infantil e Juvenil

Enfim passou o Carnaval! Eu adoro a folia, mas reforço o dito popular: o ano só começa depois do Carnaval. Pelo menos aqui no Brasil pra quem quer trabalhar.


E, pra começar 2012 com o pé direito, trago uma novidade fresquinha: já estou azeitada para ministrar minhas oficinas de Leitura de Imagens: aprimorando o olhar sobre as imagens dos livros de LIJ.
Minha primeira turma oficial do ano foi da Escola amiga CEPAENI, Oficina do Fazer, de Nova Iguaçu, que me recebeu em janeiro durante seu seminário preparatório para o ano letivo. 




Tive a alegria de passar o dia com as professoras do infantil e do fundamental falando sobre a minha grande paixão, a literatura para crianças e jovens e a importância da qualidade do olhar sobre as imagens que a povoam. Como despertar e treinar esse olhar em sala de aula, como utilizar as imagens dos livros de LIJ como aliados na produção textual, pictória e no aprendizado dos alunos? Responder e tentar encontrar caminhos para que isso aconteça foi o nosso objetivo. E foi uma troca enriquecedora!




Agradeço imenso o carinho com que mais uma vez fui recebida na escola e a oportunidade maravilhosa que me deram de dividir um pouco do que sei com essas heroínas do dia-a-dia.


Abaixo um pequeno resumo da proposta da oficina:



Aprimorando o olhar para a Leitura de Imagens
Workshop para Educadores

Tema: Qualificação de professores para a Leitura Visual através da exposição de ilustração de livros de literatura infantil e juvenil e debate sobre diferentes linguagens, técnicas e relações com o texto,
Objetivos: Propiciar aos professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental as ferramentas necessárias para capacitação do olhar sobre a diversidade de estilos, técnicas, propostas e interpretações de imagens, estimulando assim, o desenvolvimento de práticas e mecanismos para uma didática de alfabetização visual com seus alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário