quarta-feira, 29 de junho de 2016

Literatura Infantil sem tatibitate


Post atrasado de registro e relato do Ciclo de Palestras que tive a felicidade de ministrar na Biblioteca Popular de Botafogo, em março deste ano de 2016.


Ciclo de Palestras “LITERATURA SEM TATIBITATES” teve como objetivo apresentar um pouco da vida e da obra de importantes autores de literatura nacional que, escrevendo com qualidade, sem subestimar a linguagem e o potencial dos pequenos e jovens leitores, construíram uma obra rica e vasta para todas as idades.

PRIMEIRO ENCONTRO: "Com as raízes no teatro". Quatro autoras de literatura para crianças e jovens que tem como forte característica em sua obra o trabalho para o teatro - Sylvia Orthof, Maria Clara Machado, Lygia Bojunga e Tatiana Belinky.

SEGUNDO ENCONTRO: "Das páginas dos jornais para os livros". Quatro autores que trabalham ou trabalharam e atuaram de maneira marcante no jornalismo nacional e também escreveram importantes obras para crianças e jovens - Marina Colasanti, Ana Maria Machado, Clarice Lispector e Luis Fernando Veríssimo.

TERCEIRO ENCONTRO: "Poesia sem forma nem fórmula". Quatro poetas de estilos bem diversos que escreveram para os jovens leitores - Mario Quintana, José Paulo Paes, Manoel de Barros e Arnaldo Antunes.

QUARTO ENCONTRO: "Das imagens para as letras, caminho de mão dupla". Quatro conhecidos ilustradores, que começaram a carreira trabalhando com imagens e hoje se tornaram reconhecidos escritores de literatura para crianças e jovens - Eva Furnari, Angela Lago, Ziraldo e Ricardo Azevedo.


O Ciclo foi um sucesso e espero poder repeti-lo em outros espaços! 
Obrigada a todos que compareceram e compartilharam saberes e prazeres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário